segunda-feira, 19 de novembro de 2018

VARIZES


Veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés.
Consideradas por muitos apenas um problema estético, na verdade, elas indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso pelo organismo.


A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes. À medida que as pessoas envelhecem, as veias vão perdendo a elasticidade e o sistema de válvulas enfraquece, o que dificulta o retorno do sangue venoso para o coração e os pulmões e favorece o aparecimento das deformações características das varizes. As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes. Alterações hormonais durante a gravidez, menstruação e menopausa, assim como o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal são fatores de risco, porque os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, agem sobre a parede dos vasos, diminuem sua resistência e comprometem o funcionamento das válvulas que regulam a passagem do sangue.



Outros fatores de risco

  • Sedentarismo
  • Imobilidade
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Salto alto


As varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:
Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias
Veias profundas danificadas
Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas)
Tumores (muito raramente).


O tratamento envolve meias de compressão, exercícios físicos ou procedimentos para fechar ou remover as veias.
Como você pode se cuidar Exercício físico: Fazer uma atividade aeróbica por 20-30 minutos, cinco dias por semana, melhora a condição cardiovascular. Em caso de lesão, praticar uma atividade que evite usar o grupo muscular ou articulação lesionados pode ajudar a manter a disposição física durante a recuperação. Perda de peso: Pode melhorar a condição cardiovascular e reduzir o risco de complicações relacionadas à obesidade.

No caso das varizes que causam muita dor nas pernas o tratamento pode ser feito através da:
ESCLEROTERAPIA, que é um tratamento que consiste na aplicação de substâncias diretamente na variz ou de laser para remover as varizes e aliviar o sintomas;
CIRURGIA, que é indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento.

A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular, em que é analisado local de ocorrência da varize, tamanho e sintomas associados. Além disso, algumas recomendações do médico para serem adotadas após o tratamento ou para prevenir as varizes são:

Usar meias de compressão elástica sob orientação médica, pois melhoram o retorno venoso e diminuem as chances das varizes ocorrerem ou voltarem;
Usar medicamentos para varizes, como Varicocell e Antistax, de acordo com orientação médica
Colocar um calço no pé na cama ou usar uma almofada nas pernas para facilitar o retorno do sangue para o coração;
Fazer exercícios físicos regularmente com orientação de um profissional;
Fazer drenagem linfática 3 vezes por semana;
Consumir alimentos como a castanha-da-índia, que melhora a circulação sanguínea;
Sentar com as pernas para cima;

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para varizes pode incluir um comprimido de castanha da índia, porque esta planta medicinal melhora a circulação sanguínea, sendo uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico. 
Pode-se comprar a castanha da índia em farmácias, farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais, mas ela só deve ser tomada quando indicada pelo médico.

Outra opção natural para tratamento das varizes é a utilização de fitoterápicos, como a Novarrutina e o Antistax, pois possuem substâncias capazes de aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes. Além disso há opções de remédios caseiros para tratar varizes, como o suco de uva e a compressa de couve, por exemplo.


Varizes na gravidez

O surgimento de varizes na gravidez é normal e se deve ao aumento do peso, crescimento da barriga devido às alterações hormonais e devido ao aumento da dificuldade de circulação do sangue. As varizes na gravidez podem surgir nas pernas e pés, na virilha, no útero e na região anal, que são as hemorroidas.

O que se pode fazer para aliviar o desconforto das varizes na gravidez é usar meia calça terapêutica medicinal, evitar ficar muito tempo de pé ou sentada com os pés no chão, beber bastante água e usar almofadas adequadas para deixar as pernas elevadas e para sentar, no caso de hemorroidas. O uso de remédios para varizes durante a gravidez é contraindicado.



Fonte. 
www.drauziovarella.uol.com.br
www.minhavida.com.br
www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.