sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

PROBLEMAS DE SAÚDE COMUNS NO VERÃO E COMO PREVENI-LOS



MICOSES

A micose é uma doença causada por fungos, levando ao aparecimento de diversos sintomas de acordo com o local de infecção.

As micoses mais comuns são as frieiras entre os dedos dos pés e a dermatofitose, que acomete áreas de dobras, especialmente na virilha, nas axilas e no pescoço.

A prevenção da micose acontece por meio de medidas simples e que impedem a proliferação fúngica. Assim, é importante ter bons cuidados de higiene, incluindo a higiene íntima, manter o corpo limpo e seco, limpando principalmente as regiões de dobras, e evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.

Além disso, é recomendado utilizar roupas de algodão que permitem que a pele respire e evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como toalhas, maquiagem, escovas de cabelo e alicates de unha, por exemplo.


DESIDRATAÇÃO, INSOLAÇÃO E QUEIMADURAS

Quando ficamos muito tempo em um calor forte, como praia com sol quente, a temperatura do nosso corpo sobe, os poros se abrem e começamos a suar. A insolação é quando o corpo esquenta muito e esse mecanismo não dá conta de abaixar a temperatura. Alguns sintomas da insolação são: Tontura e sensação de desmaio, Náusea e vômito, Tremores e Febre.

Geralmente, a insolação é consequência da exposição solar excessiva. Por isso, é muito importante tomar bastante líquido, preferencialmente gelado. A recomendação clássica é o protetor solar, (mesmo embaixo do guarda-sol), evitar tomar sol durante o horário de pico e ficar atento a qualquer um dos sintomas.

A insolação também pode levar a desidratação. Os sintomas são:

Mal-estar, Tontura, Vômito, Boca seca, Xixi mais concentrado e Pele seca. Para prevenir, é importante tomar bastante líquido, como água, água de coco, sucos naturais.

Vale lembrar

que a bebida alcoólica faz perder mais água porque é diurética. Por isso, sempre intercale a alcoólica com água.

A queimadura é um processo inflamatório intenso. A epiderme foi danificada, foi morta precocemente e por isso descasca. A de primeiro grau é aquela que a pele fica vermelha, quente e ardida.

O que pode aliviar a ardência? Compressas de chá de camomila em temperatura ambiente, água termal e uso de cremes ou loções hidratantes.

Já a queimadura de segundo grau é quando tem bolhas. Se ela não estiver doendo, não mexa! Ela só deve ser estourada quando está muito cheia de líquido e doendo. O tratamento para aliviar a ardência é igual ao da queimadura de primeiro grau.


INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos estragados ou contaminados por fungos, bactérias ou outros microrganismos que invadem o organismo e provocam vômito, náuseas, dor de cabeça e diarréia e podem durar até 8 dias.

A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada ao saneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.

A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do micro-organismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais. Deve ser ter muito cuidado na hora de comer fora de casa e optar por lugares de confiança.


FITOFOTODERMATOSES

A fitofotodermatite é uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar. O exemplo típico são as queimaduras provocadas por limão.

Os agentes responsáveis contêm furocumarinas (psoralênicos) que podem estar presentes em alimentos, perfumes, aromatizantes e cosméticos. As furocumarinas nos alimentos são encontradas nas frutas cítricas (limão, tangerina, lima), cenoura, figo, salsinha, arnica, hibisco, arruda, canela e mama-cadela, planta usada no tratamento do vitiligo.

A prevenção é fundamental. Deve-se evitar contato com as plantas e, se isso ocorrer, lavar bem a área com água corrente e sabão neutro. Também é essencial, evitar a exposição ao sol após o contato com as plantas, frutas ou produtos citados.


CÂNCER DE PELE

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

Medidas de proteção:

Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.

Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).

Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.



DEZEMBRO LARANJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.