segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Cuidados após a bariátrica



Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano). Nos primeiros quinze dias após a cirurgia, a alimentação indicada pelo médico tem o objetivo de ajudar na recuperação e proteger o organismo.

Após a dieta líquida é indicada a dieta pastosa, a branda e só então a alimentação geral. Os pacientes são orientados a escolher alimentos saudáveis e nutritivos. O maior desafio é conciliar nutrição e hidratação adequadas com um estômago cuja capacidade passou a ser muito reduzida. A quantidade de água recomendada tradicionalmente, de dois a três litros por dia, continua valendo, mas o paciente precisa fazer a ingestão em porções muito pequenas, tomadas várias vezes ao longo do dia.

Reposição vitamínica

Um dos principais cuidados que a pessoa operada precisa ter é com os níveis de vitaminas e minerais, já que, após a cirurgia, a absorção não é mais completa. Ferro e vitaminas B e D são suplementadas no primeiro mês, e a partir do segundo prescreve-se um polivitamínico que deve ser tomado durante a vida toda

Identifique um sinal de alerta

Alguns sintomas merecem a atenção do paciente nos primeiros dias após a cirurgia. Os principais são dor que não melhora com medicação simples, como paracetamol, febre de mais de 38 graus ou vômito persistente, além de estado alterado de comportamento como confusão mental.

De modo geral, o indicado é que, ao sentir dores fortes na região abdominal ou outros sintomas atípicos após a estabilização da cirurgia, o paciente procure um médico para analisar seu quadro e, caso necessário, inicie o tratamento adequado.

Fonte: drauziovarella.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.