quarta-feira, 7 de agosto de 2019

QUAL A DOENÇA DO GATEN MATARAZZO, O DUSTIN DE STRANGER THINGS?


Gaten Matarazzo sofre com a displasia cleidocraniana, uma doença rara provocada por um defeito em um gene e que afeta principalmente a formação dos ossos e dos dentes. Geralmente, o paciente é baixo e apresenta aspecto de prognata (queixo grande). Os ossos do crânio também podem ficar aumentados, dando às pessoas uma aparência de "cabeça grande" em decorrência do maxilar menor. Também causa alterações de desenvolvimento envolvendo praticamente todo o esqueleto. A síndrome pode alterar a mastigação e a fala.

O diagnóstico costuma ser feito ainda na infância por um odontopediatra e, geralmente, está relacionado ao relato dos pais de um atraso na erupção da dentição permanente. O tratamento consiste na retirada dos dentes de leite e daqueles que estão a mais na boca, e realocação da dentição.

A doença é considerada de herança autossômica dominante, ou seja, que está presente em todas as gerações de uma família. No entanto, entre 20% e 40% das ocorrências pode haver uma mutação espontânea que acabe acarretando no problema.

Como a extração dos dentes temporários não acelera a erupção dos que permanecerão, é preciso fazer um planejamento para o desenvolvimento dos permanentes. Para acompanhar os espaços da boca e o posicionamento correto da dentição, é necessário um tratamento ortodôntico concomitante. Como resultado podemos esperar uma sequência de erupção quase normal, apenas com atraso. Apesar do estranhamento pela possível falta de dentes, a patologia não é considerada grave:


O risco principal é de os dentes em excesso levarem ao desenvolvimento de cistos intra-ósseos, que é quando se cria uma espécie de buraco no entorno do dente, causando uma destruição óssea relativamente grande. Fora isso, a pessoa pode desenvolver problemas de mastigação, respiratórios, e estéticos, pois os dentes e os maxilares influenciam diretamente todas essas funções.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.