segunda-feira, 3 de junho de 2019

ESCOLIOSE




Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco.
Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente estes três:

·         Escoliose congênita (de nascença)
·         Escoliose Neuromuscular
·         Escoliose idiopática

Vista de frente, a coluna vertebral parece reta. Observada de lado, porém, apresenta curvaturas fisiológicas na região do pescoço (lordose cervical), do tórax (cifose torácica), da cintura (lordose lombar) e da bacia (cifose sacrococcígea), que lhe conferem o aspecto de um S. Essas curvaturas são consideradas normais, porque resultam da adaptação natural do corpo humano a posições adotadas nas diferentes fases do desenvolvimento motor, incluindo o período embrionário e o nascimento. Em outras palavras: elas surgem espontaneamente nas pessoas saudáveis e passam a funcionar como um sistema de molas, fundamental não só para manter o equilíbrio, mas também para aliviar o impacto e a sobrecarga que a ação da gravidade exerce sobre o corpo humano nas posições em pé e sentada.

Tais alterações anatômicas são consideradas patológicas, quando há redução ou aumento acentuado de uma ou mais curvaturas, o que compromete o alinhamento da coluna e prejudica o bom desempenho de suas múltiplas funções. E mais: qualquer desvio numa região da coluna vertebral pode provocar modificações nos outros segmentos para compensar a alteração e garantir o equilíbrio.

Pode-se dizer, portanto, que cifose e lordose são desvios normais da coluna vertebral, essenciais para sua integridade e o funcionamento do organismo. Diferentemente da cifose e da lordose consideradas desvios fisiológicos, normais da coluna vertebral, que só podem ser observados com a pessoa de perfil – de frente a coluna é sempre reta -, a escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras. A deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas.

DIAGNÓSTICO DA ESCOLIOSE
Normalmente, o diagnóstico pode ser realizado através de testes clínicos e de radiografias.
– Raio X;
– Tomografia computadorizada;
– Exames de ressonância magnética;
– Avaliação postural (análise de assimetrias).
 
QUAL PROFISSIONAL DEVO PROCURAR?
O paciente com sinais de escoliose deve procurar por um fisioterapeuta, ortopedista ou clínico geral. São os profissionais habilitados para ajudar no disgnóstico do problema e consequente encaminhamento a melhor forma de tratamento.
 
TRATAMENTO DE ESCOLIOSE
O tratamento depende da causa da escoliose, do tamanho e da localização da curvatura, além do quanto o paciente ainda crescerá. Na maioria dos casos de escoliose idiopática adolescente (com curvatura menores de 20 graus), o tratamento é a observação pois devem ser realizadas reavaliações clinicas e, eventualmente, radiográficas.

Coletes
Na medida em que a curvatura se agrava (acima de 25 a 30 graus em crianças que estiverem em fase de crescimento), o uso de órteses é geralmente recomendado para auxiliar a retardar a progressão da curva. Existem muitos tipos de órteses utilizados. O colete de Boston, o colete de Wilmington, o colete de Milwaukee e o colete de Charleston foram batizados com o nome dos centros onde foram desenvolvidos.

Cada colete tem uma aparência distinta. Existem diferentes modos de usar adequadamente cada um deles. A seleção de uma órtese e a maneira como ela será usada depende de muitos fatores, inclusive das características específicas da curvatura. A melhor opção de órtese será decidida em conjunto pelo paciente e o médico.
Um colete para a coluna não reverte a curva. Em geral se utilizam mecanismos de pressão para alinhar a coluna vertebral dentro do aparelho na tentativa de evitar a progressão da deformidade. O colete deve ser ajustado com durante o crescimento. O uso de colete não funciona para as escolioses congênitas e neuromusculares e é menos eficaz na escoliose idiopática infanto-juvenil.

Cirurgia
Há também a opção da cirurgia para reparação da curvatura vertebral, mas a decisão do momento apropriado para se operar varia. Após os ossos do esqueleto cessarem o crescimento, a curvatura não deve se agravar muito. Por causa disso, talvez o cirurgião queira aguardar até que os ossos do seu filho parem de crescer. Entretanto, pode ser que seu filho necessite de cirurgia antes disso, se a curva na coluna for grave ou estiver se agravando rapidamente. Curvas de 40 graus ou mais geralmente precisam ser operadas.

A cirurgia consiste em corrigir a curva (embora não completamente) e encaixar os ossos dentro dela. Os ossos são fixados no lugar com uma ou duas hastes de metal presas com ganchos e parafusos até que o osso seja recuperado. Às vezes, a cirurgia é feita por meio de um corte nas costas, no abdômen ou abaixo das costelas. Pode ser necessário o uso de uma órtese para estabilizar a coluna vertebral após a operação.

ESCOLIOSE TEM CURA?
Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim. O importante é iniciar o tratamento o mais breve possível, seguindo todas as recomendações do especialista.


Fonte:
https://drauziovarella.uol.com.br
https://www.itcvertebral.com.br
https://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.