segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

SEDENTARISMO





Considerado como o mal do século, o sedentarismo significa a ausência da prática de exercícios e a baixa frequência das atividades físicas.
O sedentarismo é intensificado pelos hábitos da vida moderna, bem como passar utilizar carros, escadas rolantes e elevadores e a rotina que envolve alta produtividade porém, pouco gasto calórico, como o trabalho em escritórios, por exemplo.

Desde os tempos da Revolução Industrial, com a tecnologia avançando, observou-se a transformação notável de uma sociedade acostumada aos trabalhos pesados, com uma estrutura basicamente rural e fisicamente ativa, numa população de cidadãos urbanos ansiosos e estressados, com nenhuma ou poucas oportunidades para o envolvimento em atividades físicas.

 

Benefícios da atividade física

- Melhora a funcionalidade do organismo e todos os seus sistemas;

- Diminuição do risco de morte prematura;

- Redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc;

- Melhora a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória;

- Melhora a mobilidade articular e a força muscular;
Auxilia na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra;

- Auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes;

- Melhora a sensação de prazer e bem-estar, sendo um grande aliado nos tratamentos de ordem psicológica;

- Proporciona alívio de tensão muscular; diminuição das dores no corpo decorrentes do estresse ou desuso;


A recomendação da Organização Mundial da Saúde de é praticar atividade física de intensidade moderada ou vigorosa, durante pelo menos 150 minutos por semana.

Portanto, ir fazer as compras uma vez na semana ou levar o lixo não podem ser considerados tipos de atividade física. A atividade física é entendida como a prática de uma atividade que coloca em movimento todos os órgãos do corpo. Ou seja, que requer o uso dos músculos, o fortalecimento dos ossos e o bom funcionamento do sistema circulatório.


Veja sinais de uma rotina sedentária:

- Não realizar atividade física por pelo menos 30 minutos em 3 dias da semana;

- Ter um cansaço aparente ao realizar atividades diárias;

- Raramente caminhar por uma distância maior que 100 metros;

- Passar sentado a maior parte do dia;

- Trabalhar sentado em uma atividade que requer pouco esforço físico.

Os riscos do sedentarismo afetam tanto a saúde como a qualidade de vida. Doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, AVC, obesidade, falta de força muscular e óssea são alguns resultados de uma vida sedentária






POR ONDE COMEÇAR

1. Comece de forma gradual
Especialistas indicam que o ideal para quem não faz atividades físicas é começar de forma gradual e frequente.
2. Escolha atividades físicas que você goste
Pense em uma atividade que você sinta vontade de praticar. Se você ainda não sabe do que gosta, não tem problema! Experimente. Só não vale desistir, hein? Se não gostar, parta para outra, até encontrar aquilo que realmente o faça sair do sofá e se mexer. 
3. Mude hábitos do cotidiano
Os hábitos cotidianos que não são percebidos podem contribuir para um estilo de vida sedentário. Além de escolher uma atividade física, você pode também começar a adotar hábitos diferentes. Observe algumas mudanças possíveis:
Deixar o carro na garagem e realizar atividades caminhando;
Trocar o elevador pela escada;
Não ficar longos períodos sentados;
Alongar diariamente.
4. Crie metas atingíveis
Estabelecer objetivos é uma ótima maneira de conseguir adicionar uma nova atividade à rotina. Contudo, é necessário que as metas criadas sejam atingíveis, caso contrário pode haver um efeito reverso, ou seja, uma desmotivação.
Não há nada mais frustrante do que estabelecer um objetivo e não conseguir atingi-lo. Por isso, em um primeiro momento dê mais valor à regularidade do que à intensidade.
5. Seja regular
Falando em regularidade, essa é mais uma dica para evitar o sedentarismo. Ser regular significa que você não precisa dedicar longos períodos de tempo do seu dia à atividade física e nem que ela precisa ser pesada: basta que seja realizada com frequência. 
Ou seja, você não precisa correr durante uma hora em dias alternativos. Caminhar um dia sim e o outro não por 30 minutos já é suficiente para manter o sedentarismo afastado.
Com o aumento da longevidade, em longo prazo, pequenas ações diárias a favor do organismo terão grande reflexo na qualidade de vida. Esse fator é muito importante, pois é crescente o número de pessoas que busca envelhecer com saúde.
Para evitar o sedentarismo no trabalho, faça pausas depois de cada hora e realize tarefas que exijam que você fique de pé. Por exemplo, encher a garrafa de água, fazer alongamentos ou passear alguns minutos depois de comer.
‘’A seleção natural desenhou o corpo humano para o movimento. ’’



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.