terça-feira, 24 de julho de 2018

APNEIA DO SONO

APNEIA DO SONO


A apneia é um distúrbio que causa parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial (hipopneia) durante o sono, resultando em roncos e num descanso pouco relaxante, que não permite recuperar as energias. É um distúrbio que causa má qualidade do sono, devido a incontroláveis pausas na respiração. Assim, além de sonolência durante o dia, esta doença provoca sintomas como dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e até impotência.

SINTOMAS

Roncar durante o sono;
Acordar várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível;
Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
Ter dor de cabeça pela manhã;
Diminuir o rendimento nos estudos ou trabalho;
Ter alterações da concentração e da memória;
Desenvolver irritabilidade e depressão;
Ter impotência sexual


TIPOS DE APNEIA

Existem 3 tipos  principais da apneia do sono, que podem ser:

Apneia obstrutiva do sono: acontece na maioria dos casos, devido à obstrução das vias aéreas, causadas pelo relaxamento dos músculos da respiração, estreitamento e alterações da anatomia do pescoço, nariz ou mandíbula.

Apneia central do sono: acontece, geralmente, após alguma doença que causa lesão cerebral e altera a sua capacidade de regular o esforço respiratório durante o sono, como em casos de tumor cerebral, pós-AVC ou doenças degenerativas do cérebro, por exemplo;

Apneia mista: é provocada pela presença tanto de apneia obstrutiva como de apneia central, sendo o tipo mais raro. 



Qualquer fenômeno que provoque estreitamento ou oclusão da passagem de ar pelas vias aéreas superiores pode causar apneia-hipopneia do sono: obesidade, crescimento das amígdalas, malformações da mandíbula ou da faringe, hipertrofia da língua (como ocorre na síndrome de Down), tumores, hipotonia dos músculos da faringe ou falta de coordenação dos músculos respiratórios.

O diagnóstico de certeza só pode ser estabelecido através da polissonografia, um exame que permite testar durante o sono os potenciais elétricos da atividade cerebral, dos batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, o movimento das pernas e outros parâmetros.

As consequências da apneia do sono vão além das noites mal dormidas e inconveniências com os parceiros de quarto. A mortalidade entre os portadores da síndrome é significativamente mais alta entre os que não recebem tratamento adequado ou entre aqueles que apenas roncam sem experimentar momentos de apneia.


apneia do sono


A apneia do sono grave prolongada, de qualquer tipo, aumenta o risco de insuficiência cardíaca e constrição dos vasos sanguíneos pulmonares. Em seguida, o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo e os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente ou remover dióxido de carbono suficiente do corpo.
A apneia obstrutiva do sono atinge mais os homens obesos de meia-idade.


TRATAMENTO

CPAP: é um aparelho, semelhante a uma máscara de oxigênio, que empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração e melhora a qualidade do sono. É o principal tratamento para a apneia do sono.

Cirurgia: é feita nos pacientes que não melhoram com uso de CPAP, que pode ser uma forma de cura da apneia, com a correção do estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, correção de deformidades na mandíbula ou a colocação de implantes. 

Correção de hábitos de vida: é importante deixar hábitos que podem estar piorando ou desencadeando uma apneia do sono, como fumar ou ingerir susbtâncias que causam sedação, além de ser muito importante perder peso. 
Os sinais de melhora podem demorar algumas semanas para serem notados, mas já se pode perceber a diminuição do cansaço ao longo do dia devido ao sono mais restaurador.


Uma cunha para elevar o tronco quando deitado.


• Melhora a respiração facilitando a passagem do ar pela traquéia.
• Previne o retorno do acido estomacal para o esôfago, faringe e laringe;
• Evita tosse, rouquidão, pigarro e dores de garganta decorrentes do refluxo;
• Reduz o ronco
• Facilita o descanso na gravidez


Este produto não acaba com o ronco e apneia, mas sim auxilia no tratamento dos mesmos diminuindo a ocorrência.
Se mesmo tomando todos os cuidados os sintomas persistirem, procure um médico. Só ele poderá lhe orientar qual o melhor tratamento.



Fontes:
https://drauziovarella.uol.com.br
https://www.tuasaude.com
https://www.minhavida.com.br
https://www.msdmanuals.com/pt-br
https://drjulianopimentel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.