segunda-feira, 3 de junho de 2019

TROMBOSE VENOSA



A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
É uma patologia mais freqüente em pessoas portadoras de certas condições predisponentes - uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou a história prévia de trombose venosa.

TIPOS

Quais são os tipos de trombose?
A trombose pode ser classificada em aguda e crônica:
Trombose aguda
Inicialmente uma trombose pode ser considerada um evento agudo que muitas vezes o corpo mesmo utiliza de mecanismos para dissolvê-lo.
Trombose crônica
No entanto, durante o processo de dissolução do coágulo que é natural do corpo, podem ficar sequelas no interior das veias, destruindo a estrutura das válvulas. É a partir desse momento que a doença se torna crônica: por conta dessas alterações nas válvulas, o retorno do sangue fica prejudicado e leva ao aparecimento de inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele e até feridas.A trombose pode ser dividida em:

CAUSAS

Quais as causas da trombose?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

FATORES DE RISCO
  • ·         Predisposição genética;
  • ·         Idade acima de 40 anos;
  • ·         Obesidade;
  • ·         Gravidez e pós-parto;
  • ·         Câncer;
  • ·         Uso de anticoncepcionais;
  • ·         Hormonoterapia;
  • ·         Dificuldade para caminhar;
  • ·         Traumas;
  • ·         Veias varicosas;
  • ·         Tabagismo;
  • ·         Cirurgias de longa duração;
  • ·         Insuficiência cardíaca e/ou respiratória;
  • ·         Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas;
  • ·         Desidratação.


PREVENÇÃO

Manter o peso dentro dos limites saudáveis, não fumar, restringir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos são medidas importantes para prevenir a formação de trombos.
Pessoas com predisposição a desenvolver trombos precisam movimentar-se tão logo seja possível nas viagens que pressupõem longos períodos de imobilização, depois de cirurgias e quando tiverem necessidade de permanecer em repouso por muito tempo. Usar meias elásticas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos para dormir são medidas que também ajudam a prevenir a formação de coágulos.

TRATAMENTO

O objetivo do tratamento da trombose venosa profunda é evitar a formação de coágulos ou, se eles já se instalaram, promover sua reabsorção pelo organismo. Para tanto, pode-se contar com os medicamentos anticoagulantes (heparina e warfarina), e os fibrinolíticos que ajudam a dissolver os trombos.
Alguns casos requerem intervenção cirúrgica.

RECOMENDAÇÕES

Esteja atento às alterações que a trombose venosa profunda pode provocar, especialmente se tem predisposição para a doença ou esteve exposto a fatores de risco que favorecem a formação de trombos;

Não se automedique. Procure imediatamente assistência médica se suspeitar que desenvolveu um trombo;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de remédios para dormir quando for obrigado a permanecer sentado por muito tempo;

Use roupas e calçados folgados e confortáveis;

Aproveite todos os pretextos para mudar de posição ou movimentar-se durante as viagens;

Faça exercícios de rotação, flexão e extensão com as pernas e os pés enquanto estiver viajando;

Comece a caminhar tão logo as condições físicas permitam depois de uma cirurgia, dos períodos de imobilidade prolongada em virtude de problemas de saúde ou de muitas horas de viagem ;

Use meias elásticas;

Beba muito líquido para evitar a desidratação.

E, se você notar qualquer alteração nas veias das pernas, procure um médico – aqui vale a máxima de que quanto antes o tratamento começar, melhor.



Fonte:

http://www.saude.gov.br
http://www.sbacv.org.br
https://www.minhavida.com.br
https://drauziovarella.uol.com.br
https://saude.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturlatex

Nosso objetivo é o seu conforto melhorando a sua qualidade de vida. Conheça a nossa ampla linha de produtos.